No próximo dia 5 de fevereiro, às 17h, o Via Vale Garden Shopping, em Taubaté, recebe a estreia do documentário “Mazzaropi, um Visionário do Cinema”, uma produção acadêmica que homenageia a trajetória e o legado de Amácio Mazzaropi, um dos maiores ícones do cinema nacional.
O documentário foi produzido e dirigido por Luana França, com captação de imagens de Thiago Molina e edição de Milena Ramos e Luana França. A obra mergulha na história do cineasta, ator e produtor, destacando sua influência na cultura brasileira e sua capacidade visionária de criar e distribuir seus próprios filmes, transformando-se em um dos cineastas mais bem-sucedidos do Brasil.
Legado de Mazzaropi
Amácio Mazzaropi (1912-1981) conquistou o público brasileiro com seu personagem “Jeca”, retratando de forma única o caipira brasileiro e os desafios da vida no interior. Com humor e sensibilidade, seus filmes abordaram temas sociais como o êxodo rural, desigualdades e relações familiares. Sua visão empreendedora o levou a fundar a PAM Filmes, tornando-se um dos poucos cineastas independentes do Brasil a produzir e distribuir seus próprios filmes, que até hoje encantam diferentes gerações.
Incentivo ao Audiovisual
A produção do documentário é um trabalho acadêmico de estudantes do curso de Audiovisual da Universidade de Taubaté (UNITAU), com o apoio do Instituto Mazzaropi e do Museu Mazzaropi. O museu valoriza e incentiva iniciativas como essa, abrindo suas portas para pesquisadores e estudantes que desejam explorar e documentar a rica história do cinema nacional.
Se você é estudante ou pesquisador e deseja desenvolver um projeto sobre Mazzaropi, entre em contato com o Museu Mazzaropi e conheça mais sobre nosso acervo e ações culturais!
Museu Mazzaropi – Estrada Amácio Mazzaropi, 249, Taubaté/SP