
Descobrir a história: estudantes investigam o patrimônio cultural da escola e da comunidade
Um grupo de estudantes recebe a missão de pesquisar a história de sua escola, seu entorno e as diversas memórias de quem vive ou já viveu naquele espaço. A coleta de relatos, dados e registros, aliada à produção de conteúdo, contribui para a valorização da comunidade, o fortalecimento dos saberes locais e uma compreensão mais crítica do patrimônio cultural. Com a orientação da Universidade de Taubaté (UNITAU), que conduz a pesquisa com os estudantes da Universidade e da escola, o papel do IM é auxiliar no uso de recursos audiovisuais para a investigação, documentação e difusão desse conhecimento, ampliando o alcance e o impacto da iniciativa.
Nossas ações
Educação

Giz, Câmera, Ação!
O Museu recebeu, em 2023, cerca de 3.000 estudantes e 80 professores das escolas públicas da cidade para oficinas de estímulo à produção audiovisual.
Saiba mais
Técnicas de preservação
Promove oficinas para funcionários e técnicos de museus e público em geral interessados em gerenciamento de arquivos de documentos e imagens.
Saiba mais
Curso de viola caipira
Curso gratuito destinado ao ensino deste instrumento tão ligado à cultura brasileira, criado pelo o Instituto Mazzaropi.
Saiba mais